APOIO

REALIZAÇÃO

sexta-feira, 2 de março de 2012





PERPENDICULAR FORTALEZA
De 20 a 25 de março de 2012.
CCBNB e espaço aberto da cidade.
FORTALEZA/CE



PERPENDICULAR configura-se como projeto de ações artísticas. Como uma flecha que perfura superfícies, as ações buscam um diálogo aberto e interdisciplinar, favorecendo trocas entre artistas, público e instituições. O projeto foi concebido e é realizado pelo artista visual, pesquisador de arte e performer Wagner Rossi Campos e acontece desde 2009. Até o momento, dois eventos foram realizados em Belo Horizonte com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município – PERPENDICULAR cenário # ambiente - 2010 e PERPENDICULAR CASA E RUA - 2011.
O livro PERPENDICULAR CASA E RUA, desdobramento do projeto de mesmo nome e que aconteceu em Setembro de 2011 em uma favela na cidade de Belo Horizonte, será lançado em Março de 2012.
Os projetos PERPENDICULAR já ocuparam os espaços de um apartamento em Belo Horizonte, das galerias internas do Edifício Maletta/BH, dos arredores do Museu Inimá de Paula/BH e do Museu de Arte da Pampulha-MAP/BH. Houve desdobramentos no Rio de Janeiro – Museu da República, em Maceió/AL, e no exterior - Berlim/Alemanha e Bilbao/Espanha.

Esta edição, intitulada PERPENDICULAR FORTALEZA, estabelece como campo de reflexão e produção às relações entre artistas originários de distintas regiões do Brasil – Minas Gerais e Ceará, objetivando trocas e construções de ações e performances durante o encontro. O evento, patrocinado pelo Programa Rede Nacional FUNARTE Artes Visuais 8ª edição, propõe diálogos estéticos/éticos entre os espaços da cidade e o CCBNB, contribuindo para uma percepção do habitante da cidade e suas relações com a alteridade – redes sociais, convívios urbanos, espaços de circulação, centros difusores de cultura e arte.






O projeto terá como ponto de convergência e local de trabalho o CCBNB.
(O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) foi inaugurado em julho de 1998, em Fortaleza. O CCBNB já se firmou no cenário cultural da Região como um espaço onde é permitido experimentar a diversidade de conceitos, estilos e suportes. Isto significa trabalhar cada Programa relacionando-o a um contexto mais amplo, estabelecendo pontes entre saberes e transformando-se em um lugar de encontro dos vários públicos para refletir sobre nossa cultura.
Localizado no centro da cidade de Fortaleza, ocupa quatro andares equipados com salões de exposições temporárias, teatro multifuncional, auditório, biblioteca física e acesso a Internet.).


Entre os dias 20 e 25 de Março de 2012, os artistas participantes se reunirão no CCBNB para trabalhar e conviver diariamente entre si, estruturando, de acordo com os trabalhos individuais, formas de parceria e troca que estimulem à criação e construção de projetos artísticos a serem apresentados no interior da Instituição e nas ruas da Cidade de Fortaleza.
Os trabalhos propostos devem ser individuais e contínuos. Se houver interesse, os artistas poderão coletivizar as ações e intervenções urbanas. As propostas devem tangenciar o caráter político/cultural/arquitetônico da cidade de Fortaleza e, também, as estruturas disponibilizadas pelo CCBNB. É importante a circulação de informações e processos criativos entre os artistas, favorecendo contaminações entre eles e o entorno.

Durante os dias do encontro, uma agenda será criada para facilitar o acesso do público às práticas processuais dos artistas e suas formas de pensar e fazer arte. Palestras, apresentações de portfólios e mesas de conversa acontecerão concomitante às intervenções urbanas e ações performáticas.


Os participantes são:
ARTISTAS
Yuri Firmeza/CE
Uirá dos Reis/CE
Sabyne Cavalcanti/CE
Fernando Ancil/MG
Raquel Versieux/MG
Wagner Rossi Campos/MG



*Após 02 meses do encontro, um catálogo será lançado simultaneamente em Fortaleza/CE e Belo Horizonte/MG. O catálogo é o registro físico e desdobramento do evento.


Breve a AGENDA DE AÇÕES estará disponível neste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário